Entrevista sobre Residências com a Médica Veterinária com Ticiana Paiva

1. Em que faculdade/universidade você fez a graduação?
UFBA – Medicina Veterinária

2. Em que ano/semestre foi selecionada?
2015

3. Em que instituição e setor você faz residência?
HOSPMEV- UFBA – Cirurgia de carnívoros domésticos

4. Por que você optou por fazer residência? Por que nesta instituição?
Para ganhar conhecimento teórico e principalmente prática em cirurgia geral 

5. Quais foram os pré-requisitos para participar do processo seletivo?
Graduação em medicina veterinária..

6. Quais foram as etapas da seleção do seu programa de residência?
Uma prova teórica com algumas questões sobre SUS e o restante questões especificas de cirurgia geral e ortopédica.

7. Como você se preparou para a seleção? Nos diga, se possível, por quanto tempo, com que plano e material de estudos, se usou alguma metodologia…
Comecei a estudar com aprox. 2 meses de antecedência tentando dedicar todo o meu tempo livre para estudar, utilizando livros de cirurgia específicos.

8. Como foi a prova? Quais matérias foram cobradas? As provas foram abertas ou fechadas?
Questões fechadas. As questões de cirurgia foram divididas em cirurgia geral, ortopédica, neurocirurgia, algumas questões sobre fios cirúrgicos, preparação de campo operatório, clinica cirúrgica de algumas afecções específicas…

9. Você diria que as provas de residência costumam ser mais difíceis que as provas de concursos? Por quê?
Acredito que não pois os assuntos que caem nas provas de residência, pelo menos que eu conheço, são assuntos específicos do programa que você deseja entrar, ao contrario de concursos que são assuntos gerais.

10.Como você acha que a residência tem contribuído para a sua formação e vida profissional? E na vida pessoal? Dando muita prática tanto na realização de cirurgias em si como também na condução da clinica cirúrgica, tratamento com o proprietário e com o publico em geral, pois não só trabalhamos no nosso setor especifico, como também participamos do serviço de triagem inicial de animais que chegam para atendimento no hospital. Pude observar muito crescimento e amadurecimento tanto profissional quanto como pessoa.

11.Você acha que vale a pena o profissional da sua área fazer residência? Por quê?
Com certeza, apesar do trabalho incessante e cansativo e estresse diário, o nível de conhecimento e experiência que uma pessoa ganha fazendo residência é incomparável.

12.Qual o próximo passo para você depois da residência?
ferecer serviço como cirurgiã geral nas clínicas veterinárias pela cidade.

13.Qual mensagem você deixa aos estudantes que pretendem/pensam em fazer residência?
Que para entrar na residência tem que se ter em mente que vida de residente é uma vida difícil, com pouco tempo livre, muitas horas de trabalho diárias, muito cansaço, muito esforço, mas que com certeza no final vale a pena!

publicado

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?