Otimizando o Aprendizado em Medicina

A parte mais difícil do curso de Medicina é definir o foco do seu estudo. Claro que precisamos passar em provas (muitas vezes “mal elaboradas”, eu diria), mas o real sentido da nossa formação é aprender Medicina de verdade.

Trata-se de constituir uma base sólida de conhecimentos que sejam realmente necessários no dia-a-dia profissional. Saber raciocinar clinicamente, saber usar as evidências e saber onde buscar informações
 
Pensando dessa maneira, tivemos a ideia de desenvolver junto a um grupo seleto grupo de colaboradores, uma série especial de materiais didáticos que facilitem o processo de aprendizagem no Internato a partir da seguinte premissa didática: focar no que realmente é necessário aprender. 

Pensando nesta linha, eu e meu colega Dr. Carlos Moura desenvolvemos um projeto para deixar você focado naquilo que realmente importa em Medicina: aprender a lidar com o paciente e desenvolver habilidades práticas. A teoria e a parte “teórico-prática”, deixe conosco. Iremos te ajudar.

Por isso, desenvolvemos há um ano um curso chamado Pré-Internato 2.0 , algo realmente inovador, que te dará todos os elementos essenciais para otimizar seu aprendizado nesse curto período mais importante da graduação. O curso cresceu e devido a imensa procura e sugestões acrescentamos muito mais aulas de diversas áreas. 

Deste modo, você vai poder usar esse momento para praticar exames físico, agilizar anmnese, evolução, ver casos e também decorar coisas que são cobradas em provas de Residência. Alías, vamos pontuar sobre isso… É claro que no 5o e 6o anos, muitos de vocês vão focar em algo mais importante que é passar na Residência Médica.

Mas não esqueçam que é no Internato onde você se formará enquanto generalista (conhecimentos que vão ficar para toda vida), e por isso seu tempo de estudo é ainda mais precioso. Claro que temos que decorar muita coisa inútil porque as provas de residência cobram isso (e os cursinhos famosos já ensinam isso muito bem), mas não esqueçam que a principal oportunidade de se aprender medicina está em suas mãos.

Encare o Internato como uma mini-residência de cada grande área da Medicina. E saiba que podemos te ajudar nessa importante etapa da sua carreira médica.

Clique aqui para conhecer o Pré-Internato 2.0

Um abraço a todos.
 
Dr. Caio Nunes 
 
Caio Nunes é médico pela UFBa. Fez residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem na USP-SP, têm Fellow em imagem do sistema musculo-esquelético e coordena projetos de educação médica na Editora Sanar.

 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?