Vale a pena fazer cursos online?

Hoje em dia, existem uma série de recursos para quem deseja se preparar para um concurso. Um deles são as vídeoaulas, onde o candidato consegue assistir aulas à distância, através do computador. Porém, alguns concurseiros ainda tem dúvidas se esse método vale a pena. Se você é um deles, eu posso te ajudar! Conheça as principais vantagens e desvantagens de estudar através das vídeoaulas.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Aproveite o tempo disponível

Quando opta pelas vídeoaulas, o candidato pode aproveitar melhor o tempo que ele tem disponível. Isso é ótimo para quem trabalha ou estuda, então não pode se dedicar de forma integral ao concurso. As aulas presenciais têm um horário restrito que muitas vezes não se encaixa ao do concurseiro, e nesse caso as aulas à distância são uma ótima opção. Para completar, é possível assistir as vídeoaulas durante os fins de semana e feriados, quando o cursinho nem sempre está à disposição do aluno.

Obtenha o melhor custo-benefício

Frequentar um curso preparatório para os concursos é caro e, para muitos concurseiros, inviável no momento. As vídeoaulas aparecem como uma boa alternativa. Os custos são mais baixos que as aulas presenciais, sem que ocorra uma perda na qualidade do conteúdo.

Além disso, o candidato ainda consegue economizar em outros aspectos, como os gastos alimentação e deslocamento até a unidade de ensino. O bom é que sobra mais dinheiro para investir nos estudos! O concurseiro pode aproveitar essa economia para fazer um cursinho de inglês, ou uma aula particular de redação.

Ganhe autonomia para estudar

Um dos principais benefícios da educação à distância é ter mais autonomia para estudar. Não existe a preocupação em não conseguir acompanhar o conteúdo. Cada concurseiro pode assistir as vídeoaulas no seu ritmo e, se preciso, assistir mais de uma vez aquele tópicos que ele tem mais dificuldade. Os candidatos ainda podem usar fóruns online para tirar as suas dúvidas com outros alunos e professores, procurando se aprofundar em um ou outro conteúdo quando for necessário.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS

Só a vídeoaula não é suficiente

Apesar dos pontos positivos, é preciso ter consciência que só a videoaula não é suficiente. Mesmo que o curso ofereça bons professores, não dá para se aprofundar em todos os aspectos do conteúdo, até por causa da duração das aulas. Isso também pode acontecer nos cursos presenciais. Só que, nesse caso, você pode pedir ao professor que explique melhor determinado tópico.

Para suprir o que não aparece nas vídeoaulas, é fundamental que o aluno complemente os seus estudos. Isso pode ser feito através da leitura de livros. Também é interessante realizar simulados e provas anteriores do mesmo concurso, para avaliar o seu desempenho.

Corra atrás das suas dúvidas

Em um curso presencial, o professor está ali para esclarecer as dúvidas do aluno na mesma hora. Já com as videoaulas isso não é possível. Mesmo que o curso disponibilize uma forma de contatar o professor, cabe ao concurseiro garantir que as dúvidas sejam sanadas. Por isso, enquanto estiver assistindo uma vídeoaula, anote todas as questões que forem surgindo – aproveite que você pode até dar um “pause” na aula para isso. Não deixe de procurar as respostas depois, seja através de um professor ou outros recursos, como os fóruns de ajuda.

É necessário ter disciplina

Mais do que nas aulas presenciais, onde o próprio ambiente nos força a prestar atenção, durante as aulas a distância é necessário ter muita disciplina. O concurseiro acaba se distraindo mais fácil, seja com a presença de outras pessoas em casa, o celular, até mesmo a geladeira ali pertinho.

Para que isso não aconteça, o candidato deve procurar um ambiente de estudos tranquilo e que não ofereça muitas distrações. Além disso, faça um plano de estudos e se mantenha atento a ele. Estabeleça o número de aulas que você vai assistir por dia, ou por semana.

AFINAL, COMPRENSA OU NÃO COMPENSA UM CURSO ONLINE?

Sim! Cursos Online são uma ótima oportunidade para quem deseja complementar os estudos, junto com os seus livros e outros materiais de qualidade.

Fonte: G1

publicado
Categorizado como Sem categoria Marcado com

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?