Leitura do rótulo de embalagem auxilia compra de produto saudável

Muitos alimentos industrializados têm excesso de sal, gordura e açúcar

Em uma visita ao supermercado é comum comparar os preços, observar a data de validade ou se há promoções. Apesar de importantes, estes não são os únicos dados que merecem atenção na hora de escolher o que levar para casa. As informações nutricionais são fundamentais para escolher alimentos mais saudáveis e requer atenção do consumidor.

A nutricionista Beatriz Garcia da Silva acredita que o hábito de usar essas informações devem ser encorajados pelos profissionais de saúde e instituições de defesa do consumidor. Segundo ela, um dos dados principais da rotulagem a ser observado é a lista de ingredientes, pois o primeiro deles é o que está em maior quantidade no produto.

“Dessa forma é interessante evitar aqueles produtos que possuem como primeiro ingredienteaçúcares, gorduras ou sódio, que, em excesso, causam malefícios à saúde. Não devemos esquecer também de olhar a quantidade de aditivos químicos presentes no produto. Pessoas com determinadas patologias, tais como diabetes e hipertensão, devem ter a atenção redobrada na escolha dos alimentos”, alertou Beatriz.

A orientação é uma novidade para o autônomo Fabrício Lima, de 32 anos. Muitas vezes, para compensar a falta de tempo para cozinhar, os produtos industrializados são a base daalimentação dele. “Essa dica eu vou levar para a vida, a partir de agora. Não fazia ideia dessa informação e acho muito válida. Eu já tinha ciência que minha alimentação não é nada saudável, me preocupava mais com o preço e a quantidade do produto, para ver o que compensa mais. Mas agora vou ficar mais atento a essas orientações”, afirmou Fabrício.

A pedagoga Adriana Rosa, de 34 anos, tem histórico na família de hipertensão e na sua casa a ingestão de sal é controlada. “Eu tenho esse hábito de ler os rótulos há muito tempo. Sempre vejo a quantidade de sódio e de vitaminas que o produto tem. Minha preocupação maior é com biscoitos, iogurtes e produtos integrais. Como na nossa família há histórico de hipertensão, então temos a preocupação com alimentação. Enlatados não entram em casa”, revelou.

A preocupação com a ingestão de sódio faz todo o sentido. Não é à toa que ele é considerado um dos vilões da nossa saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, o Brasil está no sexto lugar entre os países com a mais alta taxa de morte por doenças cardíacas, infartos e hipertensão arterial, entre homens e mulheres de 35 a 74 anos.

A nutricionista Beatriz Silva alerta que o sódio, em excesso, aumenta a retenção de líquidos e compromete os vasos sanguíneos, podendo aumentar os riscos de doenças cardiovasculares. “A nova orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que a ingestão diária seja menor a cinco gramas de sal por dia, contendo assim menos de 2 gramas de sódio. De maneira geral, grande parte dos alimentos industrializados tem sódio em excesso, principalmente salgadinhos, macarrão instantâneo, queijos, embutidos, enlatados, biscoitos, molhos, condimentos, temperos e outros”, ressalta.

Apesar de importante, é necessário ficar atento aos produtos que parecem saudáveis. Beatriz considera importante que o consumidor busque informações que o ajudem a analisar e tomar uma decisão correta, sem se deixar levar pelas informações divulgadas em algumas propagandas. “Diversos produtos induzem o consumidor a uma interpretação errada das informações ou mascaram alguns ingredientes nos produtos substituindo os nomes comuns por nomes específicos (sacarose, açúcar invertido…) dificultando a compra de um produto mais saudável”, declarou a nutricionista.

Fonte: O Liberal – PA

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?