A fantástica história do primeiro transplante cardíaco

“Me dei conta de que fazia algo extraordinário quando olhei para o peito aberto do paciente e não vi um coração a bater”

Foi com essa frase que Dr. Christiaan Barnard explicou o seu sentimento em relação a ter realizado o 1o transplante cardíaco da história da humanidade.
 
Era uma madrugada do dia 3 de dezembro de 1967 quando uma jovem senhora na casa dos 20 anos sofreu um sério acidente de carro na Cidade do Cabo – África do Sul. Avaliada por dois neurocirurgiões, que foram categóricos em classificar como irreversíveis os danos cerebrais e as lesões como intratáveis.  Não havia na época tomografia, ou métodos complexos de imagem, e o diagnóstico de morte encefálica foi estabelecido com base na natureza das lesões (múltiplas fraturas) e na ausência dos reflexos bulbares (respiração por exemplo).
 
O paciente Lewis Washkansky, de 53 anos, portador de insuficiência cardíaca por miocardiopatia isquêmica, diabético e hipertenso, e já tendo sofrido 3 infartos anteriormente, foi considerado inoperável por diversos serviços de cardiologia. A sua angiocoronariografia foi revisada e por consenso suas lesões foram diagnosticadas como intratáveis cirurgicamente. O Dr. Christiaan era o cirurgião cardíaco chefe do departamento no Hospital Groote Schuur, e após discutir o caso com a equipe considerou o sr. Washkansky como candidato a essa cirurgia experimental.
 
Ao conversar com o Sr. Washkansky, o Dr. Christiaan Barnard foi enfático nos riscos do procedimento e mesmo assim seu paciente confiou-lhe a vida. Seu caso era terminal e sua expectativa de vida não chegava a meses.
 
Era uma corrida contra o tempo. O Dr. Christiaan Barnard ficou desde então de sobreaviso no hospital, por mais de duas semanas, esperando por um coração que pudesse salvar a vida do Sr. Washkansky.
 
Naquela fatídica madrugada do dia 3 de dezembro de 1967, o pai da vítima autorizou o a retirada do coração, que diga-se de passagem, ainda batia no seu peito. A equipe de mais de 50 pessoas entre cirurgiões, cardiologistas, anestesiologistas, imunologistas, enfermeiras, perfusionistas, estava pronta para esse feito que iria mudar o rumo da história da medicina. Após cerca de 10 horas de procedimento, entre a retirada do doador e implantação do novo coração no peito do Sr. Washkansky, todos estavam exaustos. O Sr. Washkansky foi extubado cerca de 6 horas depois da cirurgia e acordou consciente. Sua esposa temia que ele acordasse com a mente e personalidade de uma jovem de 20 anos, o que obviamente não ocorreu. Tudo era desconhecido naquela época.
 
Infelizmente 18 dias após o transplante o Sr. Washkansky faleceu de pneumonia, e a autópsia mostrou um coração forte e viável no seu tórax.
 
A imprensa mundial extava extasiada. Entre críticas e felicitações o Dr. Christiaan Barnard se tornou uma celebridade e viajou o mundo, propagando sua técnica e operando pacientes. Após aquele dia a história da medicina foi mudada.
O Dr. Christiaan Barnard realizou durante sua vida dezenas de transplantes cardíacos, a maioria com sucesso, tendo alguns dos seus pacientes vivido mais de 30 anos com o enxerto.
 
O progresso desse ato resultou em inovações nas áreas de cirurgia, imunologia, fisiologia, anestesiologia, dentre outras áreas da medicina.
 
Se um dia tiver a oportunidade de ir na Cidade do Cabo – África do sul não deixe de visitar o museu Heart of Cape Town onde essa história fantástica da medicina é contada.
 
Ao republicar favor citar a fonte.

Dr. Caio Nunes

Autor dos livros “Como escolher a sua residência médica” , “Investimentos para médicos” e “100 casos clínicos em medicina”.

Hospital Groote Schuur – Cape Town


Re- criação da sala de cirurgia.


Jornal da época


Instrumental e medicações


Re-criação da sala de cirurgia.

 

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?