5 dicas para começar bem sua farmácia e/ou drogaria

 

  • AVALIAÇÃO DO PONTO E DO(S) CONCORRENTE(S)

A avaliação do ponto a ser inserida a Farmácia deve ser realizada com um estudo criterioso do local desejado, e se este é viável ao que se espera, que vai desde o fluxo de pessoas na região (transeuntes e não veículos), os comércios em volta do ponto e sua estrutura a fim de que se tenha público suporte, os chamados movimentos âncoras.
Também deve se ter o cuidado da análise deste no quesito espaço físico e tamanho, pois conforme a RDC 54/96 do estado do Paraná existem algumas medidas mínimas a serem respeitadas.
Visite seus concorrentes, verifique os produtos que eles vendem e o que fazem para fidelizar seus clientes, quais os serviços agregados aos produtos (entrega em domicílio, prazo de pagamento, atenção farmacêutica, etc.). Avalie tudo que eles fazem e veja como você pode fazer melhor.
 

  • ABERTURA DA EMPRESA

Neste processo o proprietário deve tomar ainda mais cuidados, pois o estabelecimento farmacêutico é diferenciado dos demais, com isso o contador responsável pela abertura da empresa deve se atentar para as normas e legislações, como exemplo da legislação municipal (permite ou não Drugstore, descrição correta em Licença Sanitária dos produtos permitidos para a venda), legislação tributária e do capital social da empresa, que será determinante para pagamento de algumas taxas, como a anuidade do Conselho Regional de Farmácia e a contribuição sindical patronal quando necessária.Quando se tratar da compra de uma empresa já em atividade deve se ter cuidado quanto aos possíveis problemas posteriores a compra como dívidas de tributos estaduais e federais, dívidas trabalhistas, dívidas bancárias, entre outros.
 

  • COMPRA DO ESTOQUE INICIAL

Fundamental para o bom funcionamento da empresa, deve se existir um cuidado na compra inicial, pois muitas vezes o dono da farmácia não conhece muito bem as condições comerciais e acaba comprando um pouco de produto de vários fornecedores, para “saber” qual o mais barato, com isso perdem a oportunidade de gerar uma parceria entre os fornecedores, perdendo oportunidades de bons negócios e não tendo condição de competir com descontos maiores praticados atualmente no varejo farmacêutico.
Ter um mix completo no estabelecimento sem sufocar o capital de giro, contudo que possa atender as necessidades primárias dos clientes e adequar o mesmo quando necessário.
 

  • LAYOUTIZAÇÃO

O layout interno e externo (identificação visual) da farmácia também devem ser elaborados com cuidado, alguns itens ilustram bem a layoutização, como a disposição dos produtos, disposição das gôndolas, iluminação, cores utilizadas e por último mas não menos importante o nome da farmácia, que deve gerar interesse nos clientes em potencial, lembrando sempre que as cores não devem ser carregadas em demasia, pois trata se de um ambiente de saúde. Da mesa forma deve se ter preocupação com a poluição visual da marca e buscar um nome que remeta ao negócio em questão e não puramente por gosto do proprietário.
 

  • CONTRATAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

O fator humano é fundamental para o sucesso de uma drogaria. Contar com profissionais qualificados e comprometidos deve estar no topo da lista de prioridades do empreendedor.
Um dos principais fatores de sucesso de uma drogaria é o atendimento. Os funcionários precisam estar plenamente capacitados para prestar informações sobre os medicamentos. Principalmente no Brasil, onde grande parte da população tem por hábito a automedicação e soluciona dúvidas sobre os remédios diretamente com o atendente da drogaria.
O colaborador deve estar disposto a sempre aprender e o gestor da empresa deve realizar treinamentos constantes com sua equipe, para mantê-la sempre motivada e atualizada sobre os itens da farmácia, conseguindo assim um atendimento de excelência e fidelização dos clientes. 

  • DICA EXTRA

O dinamismo do mercado atual não dá margem para erros, no varejo farmacêutico o empreendedor tem de estar atento a todos os detalhes, por isso é sempre importante procurar ajuda de consultorias especializadas no ramo, como o SEBRAE e empresas privadas, para não ver o sonho de ter seu negócio próprio acabar em pesadelo por falhas na administração.
Grande abraço e sucesso a todos.

Fonte: Consult Farma

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?