Uma alimentação saudável para as crianças garante nutrientes suficientes em quantidade e qualidade, bom estado de saúde e crescimento. Porém, fazer com que os filhos se alimentem de forma correta não é tarefa fácil. “Acredito que a maior dificuldade seja no consumo de folhosos e vegetais, provavelmente devido ao fato do baixo consumo desses alimentos pelos adultos. Como as crianças reproduzem comportamentos, se os pais não consomem esses alimentos, a criança também não consumirá”, afirma a nutricionista Fernanda Amorim, professora de Nutrição Infantil do Centro Universitário Celso Lisboa.
Segundo ela, um erro muito comum é que pais ou responsáveis pela criança coloquem os alimentos misturados, batidos ou processados, e em grandes quantidades. “Isso não promove conhecimento e formação do hábito alimentar, pois confunde sabores e aromas, além de interferir na aparência. E costuma reduzir o consumo alimentar, pois, para evitar que a criança fique sem comer, muitos pais costumam oferecer outras opções, tais como biscoitos, iogurtes, doces, etc, para que a criança não fique com fome”, afirma. Essa atitude acaba sendo vista como uma recompensa, que faz com que a criança entenda que não precisa comer aqueles alimentos, pois ela receberá o que quer no momento seguinte.
Dicas de boa alimentação para crianças
- A alimentação deve ser variada, com todos os grupos alimentares, divididos ao longo do dia, de forma bem colorida;
- As crianças devem consumir produtos lácteos ou leite pelo menos três vezes ao dia;
- Apresente os alimentos separadamente no prato de forma criativa, formando imagens coloridas e divertidas, que podem garantir melhor adesão à alimentação;
- Crianças costumam ter aversão ao consumo de água, por isso ele deve ser muito incentivado;
- Incentive também o consumo de todos os tipos de frutas: in natura, sucos ou em vitaminas.
?
Fonte: Bolsa de Mulher