Em dezembro de 2015 o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou o edital referente à primeira edição de 2016 do Exame de Suficiência, o qual ocorrerá no dia 10 de abril de 2016 e está com as inscrições abertas até o dia 21 de janeiro.
Reunimos uma equipe de mestres e doutores em Contabilidade, professores de Universidades Federais, e analisamos todas as questões das dez edições que já ocorreram do Exame (de 2011 a 2015) para desenvolvermos o Mapa da Mina que auxiliará nos seus estudos e na sua aprovação!
Histórico do Exame
A partir da análise das questões e classificação por assunto, verificamos a representatividade de cada conteúdo nas provas ao longo das dez edições ocorridas do Exame. Confira abaixo:
Contabilidade Geral – 24%
Normas de Contabilidade – 14%
Contabilidade de Custos e Gerencial – 13%
Auditoria – 7%
Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 6%
Língua Portuguesa – 6%
Ética + Legislação Profissional – 6%
Perícia – 5%
Matemática Financeira – 4%
Análise das Demonstrações Contábeis – 3%
Legislação Tributária – 3%
Teoria da Contabilidade – 3%
Legislação Trabalhista – 2%
Estatística – 2%
Controladoria – 0%
O Mapa da Mina
Com base nesses números, desenvolvemos o que chamamos de Mapa da Mina, que nada mais é do que uma ideia do que pode ser a sua prova no dia 10 de abril de 2016. Dessa forma, se a prova da primeira edição de 2016 do Exame seguir o histórico de representatividade de cada assunto, as 50 questões serão distribuídas da seguinte forma:
Contabilidade Geral – 12 questões
Normas de Contabilidade – 7 questões
Contabilidade de Custos e Gerencial – 7 questões
Auditoria – 3 questões
Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 3 questões
Língua Portuguesa – 3 questões
Ética + Legislação Profissional – 3 questões
Perícia – 2 questões
Matemática Financeira – 2 questões
Análise das Demonstrações Contábeis – 2 questões
Legislação Tributária – 2 questões
Teoria da Contabilidade – 2 questões
Legislação Trabalhista – 1 questão
Estatística – 1 questão
Controladoria – zero
Com o Mapa da Mina em mãos já dá para ter ideia dos assuntos que mais devem ser estudados para garantir uma pontuação de, no mínimo, 50% e ser aprovado no Exame (na última edição, apenas 13% dos mais de 43 mil inscritos obtiveram pontuação suficiente para aprovação).
Como devo estudar?
A melhor maneira de se preparar para o Exame é fazendo questões de provas anteriores para entender como é o estilo das perguntas, a forma de cobrança, dentre outros aspectos. Por isso, indicamos o livro Preparatório – Exame de Suficiência do CFC 2016 – 218 Questões Comentadas (clique aqui) como a forma mais prática e eficaz de estar pronto para o dia 10 de abril de 2016! Vamos começar os estudos?