Cremes dentais clareadores não funcionam, diz estudo

Não ficou claro

Cuidado se você se baseia somente no uso de cremes dentais clareadores em sua busca por dentes brancos.

Um estudo realizado na USP em Ribeirão Preto (SP) comparou a ação dos dentifrícios clareadores e concluiu que eles não são eficazes como se anuncia.

O dentista e pesquisador Lourenço Roselino também concluiu que esses cremes dentais podem causar alteração de cor nas resinas restauradoras utilizadas nas obturações, dependendo do material da resina.

Na prática, com dentes reais

Os testes foram feitos com três amostras diferentes de três tipos de cremes dentais e com três de resinas utilizadas para a restauração, sendo que dois dos cremes tinham indicação de clareamento e um sem a indicação, para servir de referencial.

Os 30 voluntários que participaram dos testes utilizaram os três tipos de cremes dentais por 90 dias.

Ao final do período de testes, foi constatado que não houve diferença ou alteração na cor dos dentes.

Roselino diz que um dos diferenciais desse estudo é que essa foi uma pesquisa clínica, enquanto a maioria desses tipos de testes, tanto no Brasil como no exterior, são feitos em laboratório.

“As alterações de cor e de rugosidade de superfície das resinas compostas e do dente foram avaliadas na cavidade bucal, com a presença de saliva e enzimas, por meio da escovação com cremes dentais clareadores, enquanto a maioria dos estudos publicados indicam que foram feitos em laboratório”, enfatiza.

Fonte: Diário da Saúde

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?