Dieta saudável previne episódios de depressão, indica estudo

Uma dieta composta de frutas, verduras, legumes, oleaginosas e menos carnes processadas pode estar associada à prevenção de episódios depressivos, avalia estudo.

A pesquisa foi publicada no BioMed Central Medicine e envolveu 15.093 indivíduos. “A dieta saudável já é comumente associada a benefícios físicos, o que queremos saber é se ela também traz benefícios ao cérebro”, diz Almudena Sanchez-Villegas, pesquisadora da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, e uma das autoras do estudo.

Para chegar aos resultados, os cientistas compararam a dieta reportada com o diagnóstico de depressão. Um sistema de pontos foi utilizado. Quanto mais alta a pontuação, mais saudáveis foram considerados os nutrientes ingeridos.

Carnes processadas e fontes de gordura trans, por exemplo, recebiam pontos negativos. Frutas e verduras, na outra ponta, valiam pontos positivos.

Os dados da pesquisa vieram de um estudo feito pela Universidade de Navarra que analisou vários parâmetros de saúde, como obesidade e diabetes. Todos os participantes reportaram estar sem depressão no começo do estudo, primeiramente feito em 1999.

Dez anos depois, esses mesmos indivíduos responderam a mesma pesquisa. Eles deveriam citar o tipo de dieta e as doenças que surgiram nesse meio tempo.

Em 2009, cerca de 1550 indivíduos que, dez anos antes, não tinham reportado depressão, disseram ter recebido o diagnóstico ou terem feito o uso de antidepressivos.

Em comum, esses indivíduos reportaram menor consumo de ômega 3, frutas, verduras e legumes e mais de carnes processadas. Um consumo aumentado de álcool também foi visto.

“Mesmo uma baixa aderência a dietas saudáveis, já estava associada a um efeito protetor da depressão”, explica Sanchez-Villegas.

A relação com a depressão, no entanto, pode ser estabelecida porque, quanto mais alta a aderência à dieta saudável, mais protegido o indivíduo esteve no período do estudo.

Esse padrão de resposta à dosagem, segundo a pesquisadora, indica que os nutrientes têm um papel importante e fundamental na prevenção da depressão, mesmo se outros aspectos não forem avaliados.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?