Veja 5 dicas para fugir da hérnia de disco

Ganho de peso, falta de postura e levantamento de peso de forma inadequada. Essas, entre outras atitudes, são grandes causadoras da dor nas costas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% da população sofre ou ainda sofrerá desse mal. As dores podem afetar três áreas diferentes da coluna: dorsal (parte central das costas), lombar (acima do quadril) e cervical (entre cabeça e tronco). E, entre as várias razões para o seu surgimento, está a hérnia de disco.

Segundo o fisioterapeuta e coordenador de pós-graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde, Rafael Oliveira, a hérnia é um distúrbio que acontece de maneira crônica e silenciosa pelos pequenos traumas geralmente decorrentes de erros de postura e movimento. “Primeiramente o disco apresenta rachaduras, que é o abaulamento discal, depois acontece a protrusão, quando o disco fica proeminente e se dilata um pouco. E, por fim, a hérnia acontece quando há a exposição do núcleo do disco intervertebral, que comprimi estruturas com nervos, podendo causar dor local ou irradiante, entre outros sintomas”, explica Rafael Oliveira.

Um dos principais assuntos pesquisados no Google, a hérnia de disco pode ser evitada com algumas pequenas atitudes. Veja abaixo cinco dicas para evitar lesões na coluna, mas lembre, ao sentir dor, o ideal é procurar ajuda médica para o correto diagnóstico
 

  1. Postura ereta
    Manter a postura alinhada é uma forma de prevenir hérnias, uma vez que a postura inadequada sobrecarrega a coluna, ocasionando cargas anormais nos discos intervertebrais. “A pressão pode causar o rompimento do disco, acarretando em uma hérnia”, diz o fisioterapeuta Rafael Oliveira.
  2. Cuidado ao carregar peso
    O fisioterapeuta Rafael Oliveira explica que, para proteger o disco intervertebral, os movimentos de flexão, rotação e extensão da coluna com sobrecarga devem ser realizados com atenção. “A forma correta de fazer o movimento é levantar sempre flexionando os dois joelhos, mantendo a coluna reta e contrainndo o abdômen”, aponta Oliveira.
  3. Exercícios Físicos
    Os exercícios físicos sem qualquer tipo de orientação podem causar lesões geradas pela associação de postura errada, levantamento de pesos e sobrecarga sobre músculos e articulações. “Execícios físicos que fortalecem a coluna e o abdome dão maior sustentação à coluna ajudando na prevenção”, explica o fisioterapeuta Rafael Oliveira.
  4. Não abuse do salto alto
    Segundo o fisioterapeuta e coordenador de pós-graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde, Rafael Oliveira, o uso do salto não está diretamente relacionado ao aparecimento de hérnias. No entanto, calçar um sapato de salto muda a forma como as articulações da coluna estão dispostas. “Com mudança na biomecânica na lombar aumenta a pressão no disco e, se houver predisposição, pode ocorrer uma hérnia”, pontua Rafael.
  5. Olho na balança
    O controle do pode prevenir que a coluna sofra com as sobrecargas. Os músculos do abdômen e das costas são responsáveis por proteger a coluna e o aumento do peso pode diminuir a proteção.

Fonte: JC

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?