Ficar sem comer emagrece? Nutricionista Kelen Nadaleti diz que não.

Muitas pessoas acreditam que se cortar alguma refeição ou ficar longo período sem comer irá emagrecer. Engano que a maioria comete ao fazer dietas severas cortando alimentos e pulando algumas refeições.

A nutricionista Kelen Nadaleti explica que essa ideia de ”eu como tão pouquinho, mas não emagreço”, que ela escuta diariamente em seu consultório só confirma o grande erro.

“Dentro da nutrição sempre existem muitos mitos que precisam ser desconstruídos, pois as pessoas seguem fielmente aquilo que acreditam e nem sabem o quão aquilo pode fazer mal, então pegam dietas loucas pela internet, ou escutam na televisão e acham que dessa forma irão resolver tudo e perder peso como se fosse milagre”, ressalta a nutricionista.


CONHEÇA MAIS SOBRE OS ASSUNTOS DA NUTRIÇÃO


 

JEJUM EMAGRECE?

Segundo a especialista, jejum não emagrece, pular refeições não emagrece e cortar determinados alimentos também não emagrece.  Fazendo isso  nosso corpo tende a economizar energia.

  • O que acontece com o nosso organismo:

Quando ficamos mais de três horas sem comer, para prevenir a falta fazendo com que não haja gasto calórico armazena gordura. “Além do mais quando há uma baixa circulação de glicose no sangue há um aumento de cortisol – que é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e está ligado diretamente à respostas do estresse essencial para o organismo, mas que é ruim.

  • Quais as consequências?

Quando ele fica em excesso armazena gordura. Como o nosso corpo entende o jejum como um estresse biológico muito grande, o nível de cortisol aumenta provocando retenção de líquido e acúmulo de gordura. Eu brinco que é a famosa ”graxa na pochete”, afirma.

  • A opnião da nutricionista:

Segundo Dra. Kelen,  além de tudo, o excesso dele, faz com que ative um sistema no cérebro que aumenta o apetite. E, aos poucos, quando fazemos isso frequentemente (muitos dias com intervalos de 4 a 5 horas sem comer, o organismo se adapta a gastar cada vez menos energia, aperfeiçoando o estoque de gordura e  reduzindo o gasto calórico.

  • Qual o resultado?

O resultado disso é dificuldade para emagrecer. “Entenda que perder peso é a  redução do peso corporal total que pode acontecer devido a perda de fluidos, massa muscular, massa óssea ou gordura. Já emagrecer implica tornar-se magro, ou seja, perda de peso pela diminuição da gordura corporal de uma forma saudável e equilibrada, o que não vai acontecer se você ficar sem comer”, ressalta e para finalizar: “Enfim, para manter o metabolismo funcionando é preciso se alimentar bem e sempre. Ter uma alimentação equilibrada e muito nutritiva”.

 

Vamos conhecer algumas matérias relacionadas? E aprender muitos mais sobre a nutrição? 

 

Micronutrientes, o que você precisa saber!

Doenças Inflamatórias Intestinais

Concursos em Nutrição: A carreira do Nutricionista nas Forças Armadas

+ Os 10 assuntos mais cobrados em provas de Concursos para Nutricionistas

 

Fonte: Portal Medianeira

 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?