Médico investidor que já perdeu dinheiro em pirâmide conta onde investe agora

Davis Zuchen, 47 anos, nasceu em família humilde e conseguiu se tornar médico. No entanto, se engana quem pensa que, com a maior estabilidade financeira, Zuchen deixou de se preocupar com investimentos e com seu futuro financeiro. Desde os 24 anos, quando se formou em medicina, passou a estudar de maneira autodidata o mercado financeiro e, atualmente investe tanto em ações, quanto na renda fixa de fundos imobiliários.

O médico conta que, ao longo de sua trajetória, ele fez investimentos que se provaram más ideias, como nas Fazendas Reunidas Boi Gordo, que era um esquema de pirâmide financeira, ou ainda em capitalização, “que não rende nada”. Assim, ele chegou a perder uma boa quantia de dinheiro logo no começo de sua trajetória de investimentos.

Após começar com o pé esquerdo, o investidor buscou uma corretora, onde conseguiu entrar opções de investimentos mais vantajosas e passou a ter uma rentabilidade melhor. “Nessa época eu vi que a poupança e a capitalização não rendiam absolutamente nada”, relata Zuchen.

O investidor, atualmente, é partidário da diversificação nos investimentos. Em ações, ele prefere a análise fundamentalista e escolher as pagadoras de dividendos. Entre as empresas que ele afirma ver com bons olhos estão a Ambev, o Bradesco e algumas elétricas, como a Alupar e a Taesa. 

Em seus investimentos em renda fixa, mais diversificação: uma parte está alocada no Tesouro Selic, que acompanha a taxa básica de juros do Brasil, outra no Tesouro IPCA+, que paga a inflação mais uma rentabilidade determinada no momento da compra e uma pequena parte no Tesouro Prefixado, que rende uma taxa estabelecida no momento da compra também. Todos os títulos são do Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal. O médico também investia em LCI (Letra de Crédito Imobiliário), que é um título isento de Imposto de Renda, mas resgatou o título no mês passado.

Zuchen conta que estuda muito para assim escolher bem seus investimentos e saber no que está investindo. “Não dá para acreditar nos palpites de qualquer um, o melhor é estudar. Eu assino revistas especializadas no assunto e procuro sempre estudar mais. É essa a lição que aprendi ao longo do tempo e que deu certo”, atesta.

Fonte: InfoMoney

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?