CROSP alerta quanto ao uso de cúrcuma para substituir creme dental

Uma discussão envolvendo o uso de cúrcuma na escovação dos dentes ganhou a atenção de muitos nutricionistas durante a última semana. A discussão trouxe questionamentos quanto os reais benefícios do uso da substância e de quais efeitos ela pode ter na sáude bucal.

O secretário -geral do Conselho Regional de São Paulo, Antônio Manfredini, afirmou a não-existência de evidência científica que comprove que o uso de cúrcuma, planta usada em temperos que possui uma forte coloração amarela, seja eficaz para evitar cáries e doenças na gengiva. Ainda segundo o secretário-geral, outras receitas caseiras que circulam na internet, que incluem ingredientes como bicarbonato de sódio e juá também não têm respaldo científico.

“Sempre alertamos que essas formulações que são feitas com produtos que não têm evidências necessárias podem colocar em risco a saúde da população”, diz o especialista. “O bicarbonato de sódio, por exemplo, é um agente abrasivo. É colocado dentro do creme dental em quantidade tal que não prejudica o esmalte do dente. A pessoa que aplica o bicarbonato diretamente, se fizer muita força, pode causar um desgaste no esmalte e uma retração na gengiva.”.

Qual a sua opinião quanto ao uso de cúrcuma no lugar do creme dental?

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?