Projeto do Senado ameaça ética das pesquisas de saúde

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) manifestou uma posição contrária ao Projeto de Lei nº 200/2015, que está em tramitação no Senado Federal. O Projeto tenta extinguir o atual sistema de análise ética das pesquisas da área da saúde, além de colocar em risco os direitos dos participantes das pesquisas.

O Projeto de Lei tira dos brasileiros o controle social das pesquisas realizadas no país, o que acaba por prejudicá-la. Um exemplo disso é a perda do direito ao medicamento após o estudo, direito estabelecido por lei, que permite que o patrocinador forneça gratuitamente, pelo tempo que precisar, o medicamento que estiver sendo estudado caso o mesmo mostrar benefícios aos indivíduos envolvidos na pesquisa. (Resolução CNS 466/12, itens III.2.e, III.3.d e III.3.d.1.).

O trabalho do Sistema CEP/CONEP conquistou a participação dos usuários nos Comitês de Ética, com o interesse em comum de defender seus direitos. O CFN declarou apoio ao Sistema CEP/CONEP na missão de proteger os participantes dessas pesquisas, assim como seus direitos e a ética envolvida nos trabalhos. 

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?