Anvisa aprova rotulagem de alergênicos

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a Resolução que prevê a inclusão de alertas sobre os alimentos alérgenos contidos nos produtos.

Segundo a regulamentação, 17 alimentos e derivados destes deverão ser listados: crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos;  amêndoa; avelã; castanha  de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas e látex natural.

Com isso, os produtos deverão trazer o alerta “Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares)”, “Alérgicos: Contém derivados de (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares)” ou “Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares) e derivados.” Já nos casos em que a possível contaminação alimentar não puder ser prevista, como nos casos de alérgenos sendo adicionados de maneira não intencional, os rótulos deverão conter o alerta “Alérgicos: Pode conter (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares)”.

Segundo a regulamentação, estes alertas deverão ser inseridos imediatamente abaixo da lista de ingredientes, com caracteres legíveis, em caixa alta, negrito e cor contrastante com o fundo do rótulo. As empresas terão 12 meses para se ajustar à nova norma.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?