Concurso EBSERH do HC-UFPR em Curitiba só deve sair em maio


 

O contrato de adesão do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi assinado em outubro do ano passado com a promessa de que os benefícios seriam rapidamente sentidos tanto pela unidade quanto pelos usuários dos serviços de saúde prestados. Quatro meses depois, as mudanças ocorridas até o momento estão restritas ao âmbito administrativo, como reconfiguração do núcleo de governança e elaboração do planejamento estratégico a ser adotado nos próximos quatro anos.



A contratação de novos servidores, maior bandeira pró-adesão, deve acontecer mais para frente, possivelmente apenas a partir do segundo semestre. De acordo com o diretor-geral do HC, Flávio Tomasich, as 2.061 vagas já foram autorizadas e o edital já foi parcialmente definido em parceria entre o HC e a Ebserh. Agora, cabe à estatal licitar o concurso – a empresa a realizar a prova deve ser escolhida na primeira quinzena desse mês.



A estimativa é de que a prova seja realizada entre o fim de maio e o início de junho, para que as primeiras nomeações, em grupos de 80 servidores por mês, aconteçam a partir do segundo semestre de 2015 em um prazo de até dois anos. Só quando os novos servidores forem nomeados é que a Ebserh começa a repassar recursos para o HC, para manter o quadro funcional.



“Esse é o principal ganho advindo da adesão à Ebserh. O maior problema enfrentado pelo HC hoje é o quadro funcional defasado, principalmente nos setores de assistência à saúde. Com mais funcionários, aumentaremos nossa capacidade de assistência e conseguiremos quitar as dívidas da instituição”, disse Tomasich.



Mudanças



Outra mudança que deve impactar o usuário é a aglutinação do HC e da Maternidade Vitor Ferreira do Amaral em um só Complexo Hospitalar, ficando ambos sujeitos a uma mesma gestão. Com as duas maternidades em funcionamento, a capacidade de assistência é ampliada, explica Tomasich. “Também vamos criar um fluxo de entrada: casos de obstetrícia básica serão encaminhados para a Vitor Ferreira do Amaral; já casos de obstetrícia de alta complexidade vêm para o HC.” Novas linhas de cuidados, como o setor de psiquiatria e setor de assistência à drogadição, também devem ser implementadas.



[Fonte: GAZETA DO POVO]

 


Abaixo, indicamos alguns livros para você se preparar para o concurso!

SUPER REVISÃO NUTRICIONISTA – EBSERH – 288 Questões Comentadas

SUPER REVISÃO FARMACÊUTICO – EBSERH – 327 Questões Comentadas

Legislação Aplicada à EBSERH Comentada – Para Concursos

V.1 – Coleção Manuais para Provas e Concursos em Enfermagem – Emergência, Ética e Deontologia, Saúde Mental

1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Nutrição

SUPER REVISÃO ENFERMEIRO – Secretarias de Saúde – 602 Questões Comentadas e Resumos

500 Questões Comentadas para Provas e Concursos em Saúde Pública

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?