Carreira na Odontologia – Mestrado

Hoje conversaremos com a Dra. Carla Gurgel sobre o tema: Mestrado em Odontologia. A nossa entrevistada é Mestre e Doutora pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, além de ser autora do livro Super Revisão Dentista – Secretarias de Saúde – 709 Questões Comentadas e Resumos.
 
1. Carla, o que diferencia o mestrado das demais especializações?
O mestrado está mais direcionado para a formação de profissionais qualificados para o ensino e pesquisa. O aluno vai ter uma formação pedagógica para ser professor, com envolvimento na vida acadêmica e competência na orientação de pesquisas.

2. O mercado de trabalho valoriza dentistas que possuem mestrado? De que maneira? 
O mestrado pode abrir portas para os dentistas, já que amplia-se o campo de trabalho habitual do profissional. Além do trabalho como professor em uma faculdade, o título de mestre traz uma maior pontuação na análise do currículo em alguns concursos públicos.

3. Há algum benefício (salarial ou qualquer outro) em ter o título de mestre para aqueles que pretendem fazer concurso público? 
A maioria dos concursos públicos na área da Odontologia tem a etapa de prova de títulos, em que o título de mestre aumenta a pontuação na análise do currículo. Para aqueles que pretendem fazer concurso público em algum órgão que seja regido pela Lei n°8112/90, o mestrado proporciona um aumento no vencimento básico em 52% e 75% para quem possui doutorado. Mas é importante ler o edital do concurso com bastante atenção, pois algumas instituições não são regidas por essa Lei, mas proporcionam uma gratificação ao candidato quando este possui o título de mestre ou de doutor

4. É possível trabalhar e fazer mestrado simultaneamente? 
Isto depende do tipo de curso de mestrado que o cirurgião-dentista vai escolher. Nas Faculdades mais conceituadas, normalmente o curso tem duração de 24 meses e elas exigem dedicação exclusiva. O aluno pode solicitar uma bolsa de estudos durante o período do curso e, nesses casos, tem que ser comprovado que o aluno não tem nenhuma fonte de renda.

5. Há bolsas no mestrado? Qual é o valor da bolsa? 
Sim, existem bolsas de mestrado disponíveis nas próprias faculdades, que são fornecidas pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do MInistério da Educação, ou pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), uma agência do ministério da Ciência, Tecnologia e Informação. O aluno pode solicitar bolsas de mestrado também em fundações de amparo à pesquisa de seu respectivo estado. O valor da bolsa varia em torno de R$ 1500,00 a 1.700,00.

6. Qual é o prazo de duração do mestrado? A dedicação durante este período precisa ser integral? 
O prazo de duração do mestrado é de 24 meses e o período normalmente é integral.

7. Como é o processo de seleção no mestrado? 
O processo de seleção na maioria das Faculdades inclui a análise do currículo, uma prova de proficiência em inglês, uma redação, uma prova de conhecimentos específicos na área de interesse e uma entrevista. Mas essa seleção varia a depender do curso de mestrado.

8. Quais recomendações você sugere aos dentistas que pensam em fazer mestrado? 
A preparação e o aprimoramento constante são fundamentais para o bom desempenho profissional. A escolha por um mestrado deve ser feita se o cirurgião-dentista tiver realmente um interesse na área acadêmica, e uma certa aptidão para a docência, pois a dedicação é muito grande. Meu conselho é procurar um curso de mestrado numa Faculdade conceituada, com professores capacitados, para que a formação profissional realmente traga benefícios no mercado de trabalho.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?