Na Semana da Enfermagem, veja algumas curiosidades sobre essa profissão!

Dia 12 de maio foi o Dia do Enfermeiro e até o dia 20 será comemorada a Semana da Enfermagem! Você sabe por que essas datas foram escolhidas para essa comemoração? Confira algumas curiosidades sobre esses dias e essa profissão que é tão importante para todos nós! 
 

  • O dia homenageia  o nascimento da britânica Florence Nightingale, considerada pioneira da enfermagem moderna. Ela nasceu em 12 de maio de 1820.
     
  • O Dia do Enfermeiro foi adotado no Brasil por meio do decreto nº 2.956, de 10/8/1938, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas.
     
  • A Semana da Enfermagem homenageia a britânica Florence Nightingale, nascida em 12 de maio, e a baiana Ana Néri, que faleceu em 20 de maio.
     
  • A Semana da Enfermagem foi instituída pelo Presidente Juscelino Kubitschek com o decreto nº 48.202, de 12/5/1960.
     
  • No Brasil, os primeiros enfermeiros foram os padres jesuítas que atuaram nas Santas Casas de Misericórdia, desde 1540.
     
  • A baiana Ana Néri foi a pioneira em enfermagem no Brasil e a primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
     
  • A Semana da Enfermagem é uma homenagem que engloba do Dia do Enfermeiro, em 12 de maio, e o Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, no dia 20 de maio, esse, instituído através da Resolução Cofen.
     
  • A palavra Enfermeiro(a) se compõe de duas palavras do latim: “nutrix” que significa “mãe” e do verbo “nutrire” que tem como significados, “criar” e “nutrir”. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX acabaram se transformando na palavra NURSE, que traduzido para o português, significa Enfermeiro.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?