Questão comentada para o EBSERH – Parte IX

(HUB/2012/IBFC)
Considere as orações abaixo: 
      I. É necessário calma.
      II. Conhecemos lugares o mais lindos possível. 

A concordância está correta em:
 

a) Somente I.
b) Somente II.
c) I e II.
d) Nenhuma.

RESPOSTA DO DR. SANAR
Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO**
DICA DO DR. SANAR: Típica questão que gera controvérsias, inclusive entre os próprios estudiosos da Língua Portuguesa, no que diz respeito à CONCORDÂNCIA NOMINAL. A regra nos diz que: nas expressões “o mais possível”, “o menos possível”, “o maior possível”, “o menor possível…”, a palavra “possível” mantém-se invariável, independentemente da posição em que se encontre. Porém, a língua prevê ou permite o emprego de construções hoje pouco familiares aos ouvidos, como: “Conhecemos lugares o mais lindos possível”. Caso mostrado na frase II. Note-se que o adjetivo “lindos” concorda com o substantivo “lugares”, e que “possível” harmoniza-se com o “o” que encabeça a estrutura. 

  • ALTERNATIVA A: FALSA. A afirmação I está correta> Em expressões formadas pelo verbo “ser” + adjetivo (empregado substantivamente), este último não varia: É necessário calma. A segunda frase está explicitada na nota do autor. Portanto, também está correta.
  • ALTERNATIVA B: FALSA. Levando-se em consideração a regra de Concordância Nominal, a frase II está incorreta.
  • ALTERNATIVA C: VERDADEIRA. Ambas estão corretas. Sobre afirmação I: ver explicação feita na alternativa de letra A. Sobre afirmação II, verificar NOTA do autor.
  • ALTERNATIVA D: FALSA. I e II estão corretas.

CONHEÇA NOSSOS LIVROS! Neles você vai encontrar questões comentadas alternativa por alternativa e dicas. Você ainda pode baixar um trecho deles agora mesmo!
EBSERH Enfermeiro – Concursos em Saúde
EBSERH Técnico em Enfermagem – Concursos em Saúde.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?