Questão comentada para o EBSERH – Parte II

Disciplina: Conhecimentos Específicos – Concurso ENFERMEIRO

(Enfermeiro/HC-UFTM/2013/IADES)
Um paciente foi internado em clínica médico-cirúrgica para exérese de vesícula biliar por meio de videolaparoscopia. No pós operatório imediato, ele apresentou dor em região abdominal, com aumento ao respirar. Considerando essa situação hipotética, é provável que a dor seja influenciada por:  
a)
lesão do músculo masseter.
b) diminuição de ar na cavidade abdominal. 
c) lesão do nervo frênico.
d) aerofagia, pois ele ainda está sob efeito de anestesia. 
e) diastese abdominal e do gêmeos.  

RESPOSTA DO DR. SANAR
Grau de dificuldade: DIFÍCIL***

  • Alternativa A: FALSA. O músculo masseter é o mais superficial dos músculos mastigatórios, estende-se como uma placa retangular partindo do arco zigomático para a superfície externa do ramo mandibular. Por isso, a dor abdominal no pós operatório de exérese de vesícula biliar não se relaciona com esse músculo.
  • Alternativa B: FALSA.  Durante a cirurgia de colecistectomia (exérese de vesícula biliar) uma cânula de ponta romba (Hasson) especial com passagem para o gás é inserida na cavidade peritoneal e ancorada à fascia. No pós operatório, o paciente não fica com diminuição de ar dentro da cavidade, pois a manutenção da pressão intra-abdominal em torno dos 8 mmHg (máximo de 10 mmHg) já que os pacientes críticos são mais sensíveis à hiperpressão abdominal.
  • Alternativa C: VERDADEIRA. Nem todo o CO2 introduzido na cavidade abdominal é removido através as incisões durante a cirurgia de colecistectomia. Gás tende a aumentar, e quando um bolso de CO2 sobe no abdômen, empurra contra o diafragma (músculo que separa o abdominal de cavidades torácicas e facilita a respiração) e pode exercer pressão sobre o nervo frênico. Isso produz uma sensação de dor que pode abranger os ombros do paciente. Para uma apendicectomia, o ombro direito pode ser particularmente doloroso. Em alguns casos, isso pode causar também considerável dor ao respirar. Em todos os casos, no entanto, a dor é temporária, como os tecidos do corpo irão absorver o CO2 e eliminá-lo através da respiração.
  • Alternativa D: FALSA. A aerofagia é engolir ar em excesso enquanto fala-se ou come-se. O ar no estômago provoca gases, dando uma sensação de estômago cheio e arrotos e flatulências são frequentes.
  • Alternativa E: FALSA. A diástase dos retos ocorre devido ao adelgaçamento da linha Alba na região epigástrica e é manifestada por uma protusão da parede abdominal anterior na linha média. Pode ser observada nos pacientes após esforço físico ou ao elevarem a cabeça do travesseiro. O tratamento apropriado consiste na orientação ao paciente e aos familiares a respeito da natureza inócua dessa condição.

    CONHEÇA NOSSOS LIVROS! Neles você vai encontrar questões comentadas alternativa por alternativa e dicas. Você ainda pode baixar um trecho deles agora mesmo!
    EBSERH Enfermeiro – Concursos em Saúde
    EBSERH Técnico em Enfermagem – Concursos em Saúde.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?